May 04, 2009

Os fatores são inúmeros, mas no "momento chave", tudo depende de nós mesmos!

Não, não escrevo para comemorar o título do Corinthians, se bem que, claro, é muito bom ver o Coringão campeão... também não vou me vangloriar pelo fato de termos ganho do São Paulo (duas vezes, o que é raro, não?!), do Santos e não ter perdido para o Palmeiras... muito menos falar maravilhas sobre o Fenômeno (que felizmente estava do nosso lado... hehehe), mesmo porque, particularmente, não o considero como o melhor exemplo a ser seguido.
Escrevo sim sobre Ronaldo, o mesmo que fez os brasileiros felizes várias vezes nas Copas em que ganhamos, que nos chateou na que perdemos; aquele que tem uma baita grana e patrocínios vitalícios; aquele de inúmeras polêmicas, inúmeros casos, mulheres... aquele que se tratou no Flamengo, jurando amores, e assinou com o Corinthians, se dizendo mais um louco... aquele satirizado por estar "gordo" (ou tecnicamente falando: "acima do peso") mas que, mesmo assim, fez e ainda faz mais que muitos magrinhos por aí... o mesmo Ronaldo que, mesmo após todas as reviravoltas ainda pode (quem sabe) se dar ao luxo de escolher em que time jogar. Seja por mérito próprio, sorte, estar no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa ou por destino, esse é o Ronaldo que, mesmo para os leigos e nem sequer amantes de futebol, é conhecido.
Mas o que me chamou a atenção assim que o R9 chegou ao Corinthians e todos diziam: "ih, só vai enrolar até abril (deste ano), embolsar uma baita grana e cair fora...", foi o fato que, mesmo com todo o dinheiro, fisioterapeutas e equipe envolvidos, apoio da mídia e do Corinthians (para não dizer "puxa-saquismo", se é que esse termo existe), e tudo mais que ele poderia, chegaria algum momento onde sua recuperação dependeria dele mesmo.
Claro que temos exemplos (até mais nobres) de pessoas em situação bem pior e mais difícil, e até nós mesmos já tenhamos nos encontrado naqueles momentos "sem saída"... mas para todos nós (Ronaldos ou anônimos) chega o momento onde o progresso, a recuperação, o avanço e o sucesso depende de nós mesmos... e o ponto crucial deste momento é como aproveitar as oportunidades que se apresentam... como o Ronaldo, que alguma maneira ou de outra, aproveitou a oportunidade (talvez não a melhor, mas a que se apresentou) e agora comemora mais um retorno, depois de tão criticado e desacreditado.
Uma vez, queixei-me com meu pai, dizendo que gostaria de ter as mesmas oportunidades de alguns amigos bem sucedidos e sua resposta foi: "Não devemos desejar as oportunidades dos outros, mas aproveitar e usufruir de nossas oportunidades da melhor maneira possível, pois essa é a chave do sucesso e da realização pessoal."
E temos visto alguns "conhecidos" aqui que talvez estejam neste momento crucial, onde a mudança depende única e exclusivamente deles mesmos...
Então, antes de reclamar, se lamentar, ou ainda de não tolerar o sucesso e as conquistas de outras pessoas, pensemos se a mudança que desejamos e o sucesso que almejamos não aguardam aquele "empurrãozinho" básico... vindo de nós mesmos!
Só um adendo: manter distância de gente amargurada e infeliz ajuda muito! ;-)
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade." (Charles Chaplin)
"O caráter de um homem faz seu destino." (Demócrito)
*Foto do início da postagem: João Wainer

0 comentários:

Twitter

Seguidores

Mais Comentados

Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger e Modificado por Logan.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br