May 25, 2009

O que deve ser feito a respeito da educação brasileira e quais conseqüências isso trará

Depois de ter assistido o programa Profissão Repórter, apresentado por Caco Barcellos, do dia 19/05/2009, duas coisas marcaram sobre as escolas públicas: a falta de interesse por parte dos alunos e a falta de professores qualificados. Discutirei alguns pontos como a falta de interesse por parte dos alunos, pais e professores; a gravidez na adolescência, a falta de informação e problemas que podem afetar o futuro.

A falta de interesse vem das atitudes dos alunos, pois não se concentrando nos estudos não estão pensando no futuro. Os professores pegam muito leve (exemplo: aceitam atitudes dos alunos, muitas vezes com medo), as escolas que não tomam atitudes sobre alunos fugirem da escola , pais que não ficam atentos aos passos dos filhos. Temas que chamam a atenção sobre o assuntos são: álcool, drogas e sexo. Essa falta de interesse pode ser representada em pontos por essas palavras, uma delas é a gravidez na adolescência.

Comparado com as escolas particulares aonde normalmente as regras são mais rigorosas (chegou atrasado só entra pela diretoria), a historia não muda muito, pois os alunos também desafiam os professores e esses não admitem que isso ocorra, porém alguns deixam um espaço para a pessoa até certo limite, a falta de salário também que faz com que os professores trabalhem em outras escolas, isso acaba com o professor, pois aulas das 7 as 12 já os cansa, imagine o dia inteiro, ainda mais quando um professor da aula em um período nas escolas públicas.

Um problema que talvez traga o agravamento futuro dos problemas sociais brasileiros, agravamento que afetará principalmente a economia, o que podemos ver atualmente, quando o cidadão vota num candidato sem pensar, sem ter analisado corretamente, muito menos à olhar suas propostas, a economia continuará baixa. O Brasil famoso por suas belas terras, ainda possui índices de desenvolvimento humano (IDH) e produto interno bruto (PIB) pequeno, e que vai manter a economia da mesma maneira que está hoje. Será difícil sem o crescimento de o país, arranjar um bom emprego.

Uma alternativa seria intensificar as palestras de prevenção da gravidez na adolescência, principalmente nas favelas de todo Brasil, evitando que jovens tenham seus estudos prejudicados por falta de Informação e conhecimento, o Brasil também deve investir em educação e possibilitar centros de estudo para os alunos. Um salário bom para os pais para que seus filhos não precisem trabalhar tão cedo. Também deve haver um investimento maior na educação, melhorando as estruturas escolares existentes, e implantando uma quantidade maior de escolas técnicas, preparando o jovem desde cedo para a entrada no mercado de trabalho, os professores precisam ser bem remunerados, para que possam se empenhar nessa que é uma importante tarefa: Formar o Futuro do País.

4 comentários:

Douglas Marciano May 25, 2009 at 4:50 p.m.  

A educação no BRasil é uma merda, uma bosta, uma tranqueira, sim, sou revoltado com isso. Tanta revolta se faz ao fato de eu nem ter o Ensino Médio e saber muito, mas muito mais que muitos por ai que terminaram o dito colegial.

Hoje vejo a educação como uma fila para pegar um simples pedaço de papel.

E ainda estamos errados no seguinte, não devemos chamar de educação, mas sim de instrução, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra, a não ser pelo fato de que as duas estão em falta na sala de aula.

Anderson Duarte May 25, 2009 at 9:47 p.m.  
This comment has been removed by a blog administrator.
Logan May 25, 2009 at 9:48 p.m.  

Concordo Bruxo
Ess texto foi publicado pelo meu irmão que está na oitava serie, já percebe-se algumas insatisfações mesmo com a pouca idade
A ideia dessa coluna é mostrar a opinião do jovem brasileiro.
Fiquei bem satisfeito com o resultado

Unknown May 26, 2009 at 3:57 a.m.  

gostei do blog, bons textos

Twitter

Seguidores

Mais Comentados

Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template by Dicas Blogger e Modificado por Logan.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br